top of page

Uma Experiência Transformadora

  • Writer: Folklore Brand Storytelling
    Folklore Brand Storytelling
  • May 19
  • 2 min read



ree

Pensamento Criativo e Resolução de Problemas no Ambiente Escolar:


Como cultivar habilidades essenciais para a vida por meio da educação? Essa foi a pergunta norteadora de um projeto desenvolvido na Escola de Arte do Museu, em Ribeirão Preto (SP), que une pensamento criativo, resolução de problemas e arte-educação em uma abordagem prática e inovadora.


O trabalho foi conduzido por César Rocha Muniz, do Centro Universitário Barão de Mauá, e Ana Irene Fonseca Mendes, psicóloga clínica, e foi apresentado como relato de experiência em evento acadêmico, destacando os resultados práticos e reflexões pedagógicas do processo.


Contexto e Objetivos


Inspirado por programas de "Habilidades para a Vida" (Ferreira & Neufeld, 2020) e fundamentado em metodologias ativas como o design thinking, o projeto visa desenvolver competências emocionais, sociais e cognitivas entre alunos do 6º ao 9º ano.

A proposta é simples e poderosa: transformar o currículo tradicional com vivências que estimulam a criatividade, a autonomia e o trabalho colaborativo.


Estrutura do Programa


  • Encontros Semanais com os alunos

  • Reuniões Mensais com os professores

  • Dias da Inovação, com desafios imersivos e interdisciplinares


Metodologia em Etapas


  1. Identificação de oportunidades

  2. Formulação do problema

  3. Geração de soluções

  4. Testes e escolhas

  5. Implementação da ideia


Destaques Práticos


Entre as atividades mais envolventes estão os desafios chamados Engenhocas, como o Relógio da Água e o Carrinho de Vento, que incentivam a experimentação, o pensamento técnico e o espírito competitivo saudável. Júris simulados, jogos e produções textuais também foram explorados.


Desafios e Aprendizados


No início, os alunos mostraram insegurança diante do erro e dificuldade em colaborar em grupo. Com o tempo, ajustes foram feitos: mais tempo para investigação, mediação com perguntas norteadoras, sorteio de grupos e elementos lúdicos como fantasias e concursos.

O impacto foi claro: maior tolerância ao erro, fortalecimento da escuta, pensamento crítico mais desenvolvido e uma atitude mais criativa diante dos desafios.


Resultados e Sustentabilidade


A prática contínua levou à consolidação de uma cultura de inovação escolar. No entanto, o sucesso depende da formação de novos educadores, tempo pedagógico e investimentos em tecnologia. A proposta agora é sistematizar os dados e criar indicadores formais para avaliar o impacto a longo prazo.




 
 
 

Comments


bottom of page